Mardi gras: Brigadeiro de capim limão e gengibre

Essa semana estou mega confeiteira. Estou fazendo um curso de confeitaria a semana toda a noite e ontem, que foi Valentine’s Day, fiz brigadeiros gourmet para o noivo de presente num marmitex customizado.

Como eu não me aguento de amor por brigadeiro de capim limão com gengibre e como a foto dos meus brigadeiros fez uma quantidade razoável de sucesso no facebook, resolvi compartilhar com vocês a receita, pra todo mundo poder comer em casa essa invenção de outro mundo sem precisar gastar o dinheiro do ônibus nas brigaderias da vida por uma mísera bolinha.

PS: eu tenho pavor de gengibre e não gosto de nenhum tipo de chá. Nunca pensei que eu ia comer um brigadeiro de gengibre com capim limão e achar nem de perto razoável, mas isso é tão maravilhoso que eu comi metade da receita sozinha em um dia e agora estou passando mal sem remorso.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 talos de erva cidreira fresca
2 centímetros de gengibre cru sem casca
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de manteiga
chocolate branco ralado

Como fazer:
1. Aqueça o creme de leite junto com a erva cidreira e o gengibre em uma panela ou leiteira. Ferva até o creme de leite reduzir pela metade, sem mexer. Coe e reserve.
2. Junte o leite condensado e o creme de leite aromatizado em uma panela de fundo grosso quente e mexa sem parar, até dar ponto de brigadeiro.
3. Retire do fogo e misture a manteiga.
4. Enrole e passe no chocolate branco ralado.

Não tem muito segredo, é mega simples mas o sabor é totalmente diferente de tudo que você já comeu e fica um azedinho doce maravilhoso.
A receita do brigadeiro é da chef Alessandra Montalto, que foi quem me ensinou a fazer essa receita em um curso de brigadeiros gourmet.

Gostaram? Depois me contem como ficaram seus brigadeiros.

2 comentários em Mardi gras: Brigadeiro de capim limão e gengibre

  1. Marcia Martha
    26/06/2012 at 19:49 (5 years ago)

    Sou maluca por brigadeiro, estava a procura de uma receita boa do brigadeiro de paçoca e achei essa delicia com erva doce e gengibre, vou fazer amanhã sem falta, será que posso colocar erva doce seca? Não achei a fresca…

    Reply
    • tatá schmidt
      27/06/2012 at 17:16 (5 years ago)

      Oi Marcia,
      você pode sim usar o capim limão seco, tenta usar bolsinhas de chá, não fica igual, mas também é uma delícia.
      Bjos.

      Reply

Responder