O Etsy Brasil é fake

Outro dia recebi um comentário no post sobre o Etsy, de uma leitora dizendo que agora o Etsy está no Brasil.
Fiquei super animada, achei o máximo, adoro a comunidade de designers do Etsy e a curadoria de produtos que eles tem. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha…o domínio do site era etsybrasil.com.br e achei a qualidade das imagens do site muito ruins. Na época, ainda não tinha sido lançado, era só um aviso de “estamos chegando em breve”. Tinha também uma página do Facebook, com milhares de likes.

Pensei, se fosse realmente o Etsy, com certeza o domínio seria etsy.com.br e as imagens seriam bem melhores. Além de tudo, o Etsy já aceita vendedores de qualquer lugar do mundo, eles não precisariam “vir para o Brasil” porque eles já estão em todos os lugares, virtualmente.

Mandei então uma mensagem pelo etsy.com, o one and only, perguntando se era verdade que eles estavam vindo para o Brasil e mandei a URL etsybrasil.com.br. Eles muito rapidamente me responderam que qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ter uma loja no Etsy e que essa URL não é deles.

Email do Etsy afirmando que o Etsy Brasil é fake

Para minha surpresa, depois de algumas semanas, o tal do “Etsy Brasil” realmente abriu um marketplace onde as pessoas podiam abrir uma loja. Milhares de pessoas começaram a vender ali, coisas totalmente sem curadoria, de gosto e procedência duvidosos, pior que o filho do demônio do Mercado Livre com o Elo 7.

Mas o que mais me espanta é a cara de pau da pessoa que roubou uma marca na maior caruda, fez um site e está enganando pessoas. Concordam que se eles fossem honestos, eles teriam feito um site com marca própria? Que não precisariam surrupiar uma marca grande e conhecida?

Tenho pena das pessoas que vão descobrir em um futuro próximo que foram enganadas e espero que percebam isso logo e que saiam dali, antes que percam dinheiro. Inclusive, nesse momento o tal do Etsy Brasil está fora do ar.

Minha recomendação para quem quiser abrir uma loja online e vender seus produtos é buscar por empresas que são consolidadas e, na dúvida, mandem um e-mail, confirmem a informação. Mesmo que você já conheça a empresa, a forma como ela se comunica com você faz toda a diferença, pois se ela não se dá o trabalho de manter uma conversa com quem quer abrir uma loja, quem dirá quando você já for usuário.

No Brasil existem várias plataformas de vendas online confiáveis e seguras, como a Tanlup, o Elo 7 (que apesar de eu não gostar dos produtos vendidos lá, é uma empresa séria) e a Loja Virtual UOL. Tem o próprio Etsy (.com), que te deixa vender para o mundo inteiro, de qualquer lugar.
Já o Mercado Livre não recomendo, tem muita gente que tenta te dar o golpe e eles não tem absolutamente nenhuma forma de contato com a empresa, se você precisar de qualquer suporte, você fica na mão.

Enfim, sei que esse post não vai mudar muita coisa, não vai tirar o Etsy Brasil do ar para sempre nem evitar que as pessoas que vendem ali sejam vítimas de um dos maiores scams da história do Brasil, mas espero que quem passe por aqui veja, entenda e espalhe que esse site é uma mentira, se é que ele já não se foi para sempre.

UPDATE:: Depois de ser ameaçada de processo pelo tal “Etsy Brasil”, reforço o próprio comentário que eles mesmos deixaram, o fato de eles terem registrado a marca no Brasil no INPI não significa que eles tenham qualquer relação com o Etsy original, e isso faz deles, sim, um fake. Assim como se eu quisesse registrar a marca Victoria’s Secret, com o logo da Victoria’s Secret e abrisse lojas iguais as da Victoria’s Secret no Brasil, sem autorização da Victoria’s Secret, ainda que a marca pudesse ser registrada aqui, isso seria uma tremenda falta de respeito com as pessoas que acreditariam se tratar da marca original, fora o crime de propriedade intelectual, que é o roubo do logo alheio. Já se fazia esse tipo de golpe nos anos 70, quando as pessoas viajavam para o exterior para ver os nomes das marcas e vinham registrá-las no Brasil para depois tentar vender para os seus legítimos criadores. Triste ver que algumas coisas não evoluem.

5 comentários em O Etsy Brasil é fake

  1. Dejane Menezes Ibn
    01/08/2013 at 22:19 (12 months ago)

    Boa noite já mandamos um e-amil para você e pelo visto você continua querendo difamar o site de uma empresa idônea.Assim como o Eike Batista comprou a marca Burger King no brasil e não é nenhum picareta e incompetante, a IBN também comprou a marca no Brasil

    Você está difamando uma empresa que você não conhece, não sei se está sendo paga por eles que estão se sentindo incomodados com o nosso sucesso, só sei que vc tem que procurar maiores informações antes de levantar um falso testemunho sobre a empresa. Lamentavelmente, temos pessoas como vc que usam a web para o seu próprio mal.Se você ficar insistindo em difamar o Etsy Brasil, entraremos com um processo contra você.Compramos e PAGAMOS pela marca, não usurpamos na cara dura como vc fala ok?

    Reply
  2. Dejane Menezes Ibn
    01/08/2013 at 22:31 (12 months ago)

    E PELO QUE ESTAMOS VENDO DE SEU PERFIL, VC GOSTA DE FALAR MAL DOS SITES…FALOU MAL ATÉ DO ELO7 QUE SÃO MENINOS SUPER COMPETENTES E QUE ESTÁ FAZENDO O MAIOR SUCESSO NO BRASIL!!!

    Reply
  3. Margareth Oliveira
    03/08/2013 at 20:14 (12 months ago)

    Prezada Tatá pelo nível do comentário acima , já dá uma boa ideia do tipo de negócio. Obrigada por sua recomendação. bjos

    Reply
  4. Angelica
    07/08/2013 at 15:01 (12 months ago)

    Que vergonha de ser do mesmo país que essa gente, viu!
    Porque ou a má fé é muito grande, ou a burrice é infinita (vide comentários acima).

    Quando eu comentei com uma amiga que gostava do Etsy, ela respondeu que conhecia, mas que achava tudo horroroso e de muito mau gosto – e eu obviamente estranhei, porque o Etsy é um site muito bom… e foi assim que conheci Etsy Brasil.

    Reply
  5. Clarissa
    11/08/2013 at 02:50 (12 months ago)

    Oi Tatá, to aqui DE CARA com tudo o que acabei de ler, inclusive com o comentário da representante ou dona da ”empresa”. Nada profissional.
    Criei cadastro no etsy Brasil porque soube da parceria deles com um blog chamado Geekiss, e foi tão bem recomendado no post que mesmo eu sendo super cuidadosa com essas coisas, acabei confiando e me cadastrando sem fazer o mesmo que você fez…

    http://geekiss.com/2013/06/portal-etsy-brasil/#comments

    O que mais me deixou espantada foi a postura do blog em fechar parceria e recomendar uma empresa para as leitoras que confiam no conteúdo delas sem verificar se está tudo nos conformes, sabe??
    To passada com tudo isso! rs…
    É muita cara de pau.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijoca

    Reply

Responder